Psicologia, Terapia e as Sessões

O que é Psicologia ? 

Em resumo, a Psicologia é o estudo dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar as emoções e as doenças mentais.

Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre a história da psicologia no Brasil clique aqui 

 

O que é Terapia? 

A palavra “terapia” vem do grego THERAPEIA, que significa “o ato de curar” ou “ato de restabelecer”, isto é, a palavra terapia é utilizada para qualquer tratamento (físico, mental ou espiritual). Por isso, apesar da "terapia" estar associada a psicologia, o correto é Psicoterapia (psico = psicologia | terapia: tratamento). É muito importante saber que nem todo terapeuta é psicólogo, e caso tenha alguma dúvida vale verificar se ele tem registro ativo no Conselho Federal de Psicologia (CRP).

Como funciona uma Sessão de Terapia?

O processo de terapia é dividido em três fases: entrevista, diagnóstico e tratamento.

 

Entrevista - é o primeiro contato entre o psicólogo e o paciente. Esse momento é muito importante para esclarecer todas as dúvidas, contar sobre a queixa e criar uma relação de empatia de ambas as partes. Também são definidos: horário de atendimento, frequência, valores e forma de pagamento.

Diagnóstico - após o primeiro contato é iniciado o processo de diagnóstico, isto é, entender a queixa do paciente e sua história. Além da fala (instrumento fundamental) pode ser utilizado outros recursos lúdicos como desenhos, jogos e etc. Após o diagnóstico, são definidos os objetivos da terapia.   

Tratamento - com os objetivos da terapia definidos o psicólogo vai conduzir as sessões através das ferramentas que forem mais úteis. 

De forma geral, as sessões tem duração de 1 hora e normalmente são semanais. Com o avanço das sessões é natural que a frequência seja alterada para quinzenal e depois para mensal, até que em comum acordo seja feito o término

 

 

Ficou claro ?

Ainda tem dúvidas ? Entre em contato que explico tudo direitinho